terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Opinião: Por que assistir cinema trash nacional?


        Que careta é essa aí? Ah, seu rosto é assim mesmo?
            De qualquer modo, alegre-se, leitor, faça uma carinha bonitinha e disfarce esse estranhamento com a expressão “cinema trash nacional”, pois você há de se encontrar com ela muitas vezes mais enquanto continuar amigo do Café com Tripas. Talvez, daqui a um tempo comece até a achá-la bonitinha e queira trocar umas carícias com ela num lugar privado. Aí é contigo e não me diz respeito. Porém, este blog sujo, feio e malvado está aqui justamente para tornar essa baranga um pouco mais atrativa, ressaltando suas qualidades, mostrando que sua feiura é só aparente e você até pode gostar dela. Portanto, vamos realizar hoje uma apologia do cinema trash nacional abordando um pouco os problemas ligados a esse tipo de arte, explicando porque ela é odiada e porque não deveria ser. Sendo assim, escove seus dentes e vista sua roupa melhorzinha, pois vamos te introduzir a alguém muito especial.


O polêmico "Blerghhh"

Você, leitor espertinho, do alto do seu conforto olhando aí a tela brilhante do PC, pode se questionar sobre a pertinência de se abordar o cinema brasileiro como faremos agora. Até certo ponto, concordo que isso é um tanto inesperado e até dispensável. Os filmes brasileiros não precisam de nenhum tipo de tratamento especial na sua análise. Contudo, percebo (e você deve ter percebido também) que muitas pessoas têm reservas com o cinema nacional e é, sobretudo, pensando nelas que estou escrevendo isso aqui.
Essa é uma reformulação do texto “A capital dos mortos, uma introdução ao filme” só que com alguns retoques para que se tornasse mais geral, mais relativo ao cinema trash e menos àquele filme específico.


Caninos? Nós?

Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira

(Perfeição, Legião urbana)

Como é bem conhecido, o Nelson Rodrigues - aquele escritor cheio de sarcasmo e erotismo - cunhou o conceito de “complexo de vira-lata” para explicar nossa tendência enquanto brasileiros de nos representarmos como um povo inferior aos outros. Na presença (ou até ausência) desses povos tenderíamos a exaltá-los como se fossem superiores e nos rebaixar como se, por nascimento, já fossemos inferiores. E quais são esses outros povos? Da Uganda? Argentina? Vietnã? Não, não, a resposta é muito mais curiosa e bizarra: são aqueles das mesmas civilizações que roubaram nossa riqueza para construir a sua própria, como os EUA, a Inglaterra, a França e europeus desenvolvidos que lucraram horrores na colonização e neocolonização.
Melhor dizendo, vemos superioridade naqueles que construíram sua força roubando a nossa e nos fazendo duvidar de nosso próprio valor.
Conveniente para eles, não?

"Mangue negro"
É óbvio que não quero demonizar tais países e sugerir que, caso estivéssemos no lugar dele, não fossemos explorar os outros também. A maldade não está só no DNA dos europeus ou dos EUA, mas da humanidade. Porém, é preciso reconhecer que nós tupiniquins somos vítimas de um processo histórico muito maior que nossa pobre capacidade de apreendê-lo. Somos afetados por essa coisa. Temos muitas marcas da colonização e o complexo de vira-lata é uma delas.
E por qual razão estou abordando isso? Simples: porque esse problema produz ecos em todos os campos da vida brasileira - desde a crença boba de que os políticos são justos lá, mas corruptos cá, até aquela que diz que, por princípio, nosso cinema não presta. E é aí que chegamos, enfim, ao nosso tema, o cinema trash. Um prato cheio para os colonizados de plantão.


Trash brasileiro? Ai meu deus...

“Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...”

(Brasil, Cazuza)

Como bem sabemos, filmes trash não são exatamente apreciados pela crítica ou tidos como obras dignas de entrar para a história do cinema. Isso não se deve somente à miopia dos críticos cinematográficos a tudo o que cheire à subversão dos modos consagrados de se fazer cinema, mas também à própria estética suja, à aproximação do amadorismo e aos montantes de defeitos que o cinema trash carrega. Convenhamos: não é para todo o mundo, certo?
"O monstro legume do espaço"
De modo semelhante, o cinema nacional sofre muito preconceito não só por parte dos críticos, mas dos próprios brasileiros, que frequentemente preferem os filmes estrangeiros. Até as pedras sabem: existe uma montanha de gente que não assiste cinema nacional pelo simples motivo de que... Bem, ele é nacional. Triste, mas essas pessoas sequer concebem que um filme pode ser bom ou ruim independentemente de onde venha. Para elas “é nacional, logo, é ruim”, por isso, deixam de perceber que não estão apenas cuspindo na cultura de seu país, mas em si mesmos como participantes e contribuintes dessa cultura que menosprezam.
Por isso, se duvidamos da qualidade de um filme nacional de zumbis, por exemplo, não é porque somos nacionalistas e cremos que não faz sentido que tais mitos estrangeiros criem raízes aqui, mas porque somos tão pios em nossa inferioridade que temos certeza que nem para acabar num apocalipse o Brasil presta.

Assista!
"À meia noite levarei sua alma"

Postas essas coisas, podemos notar que, nos dias de hoje, um filme que assuma ou receba alguma dessas tipologias (trash ou brasileiro) estará necessariamente se condenando aos guetos do cinema. Nada de Oscar, Urso de ouro, entrevista com o diretor pagando de cult no Jô Soares ou elogios intelectualizados no caderno de cultura de um jornalão. Jamais.
Note desde já, leitor: ao tratar do que estamos tratando, cinema trash nacional, não estaremos no âmbito da convenção, do socialmente aceito, do mainstream, mas à margem da história da arte que irá ilustrar os livros que nossos filhos estudarão um dia. Ao ver um filme como “A capital dos mortos”, “Mangue negro”, “À meia noite levarei sua alma” e tantos outros, estaremos acompanhando a arte que não vencerá; aquela que o futuro não irá se lembrar, que não lhe trará prestígio e jamais será sinônimo de bom gosto. E é precisamente aí que residem os melhores motivos para se acompanhar a cena trash: a possibilidade se ver aquilo que não se verá em nenhum outro lugar, de um cinema que pode se apropriar de qualquer idéia, bonita, feia, imunda, imoral, belíssima, o que for e fazer uso dela de um jeito que o cinema comercial e até o cinema de arte nunca farão. Obviamente, isso não implica de nenhuma maneira que estejamos prestes a ver algo destituído de valor, que foi abandonado justamente porque não presta, sendo o cinema trash um cinema de sobras. Bem do oposto. Esse é um mito criado por quem defende com discursos, porretes e livros a ordem estabelecida, abominando tudo o que a conteste. Ignore-os. Aproveite a chance para descobrir o que existe além desse mundo prontinho e tedioso que nos empurram dia-a-dia nos jornais, nos livros, na TV. Essa é uma das raras chances que teremos de acompanhar, dentro de nossa própria época, uma manifestação genuína de algo que nunca será valorizado pelo que é. Veja sem preconceitos bobocas. Veja, nem que seja para dizer que foi até bom que a história enterrou isso tudo.

2 comentários:

  1. É bem isso mesmo.
    É triste mas muito normal ver comentários como "Filme nacional? Tô fora, não sou nacionalista."

    Aproveito pra dizer que tenho acompanhado o blog e gostado dos textos

    ResponderExcluir
  2. Oh, Allan, valeu pela visita. Estou contigo: é muito triste ver os brasileiros pisando na própria cultura.

    Valeu por estar acompanhado o blog, ficamos gratos!

    ResponderExcluir