segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Literatura: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas (Gerald Brittle)


Na resenha de Amityville eu perguntei se você acredita em fantasmas/demônios, mas a verdade é que independentemente de sua resposta é melhor seguir a filosofia de que uma pessoa prevenida vale por duas, sendo assim, porque não aprender um pouco sobre demonologia, mesmo não acreditando, pra caso o capeta apareça para puxar seu pé a noite você tenha alguma chance de sobreviver. Bom, vamos começar pelo básico:
1º Nunca brinque com Ouija.
2º Se você vir na vitrine uma boneca feia, suja e que parece abrigar o demônio, não compre.
3º Não se mude pra casa de um psicopata
4º Veja o que Ed e Lorraine Warren tem a dizer...




“”A aparência de um espirito”, afirma Ed, ”depende inteiramente do modo como ele decide projetar a si mesmo, ou de como vê a si próprio em sua mente. É por isso que contatos com espíritos presos a terra nem sempre são eventos tranquilos, passivos. A tragédia vem em muitas formas, em geral, acompanhada de violência, e os últimos pensamentos de um indivíduo tendem a dominar a mente do seu espirito após a morte física. Assim, via de regra, o fantasma se manifestará em um espetáculo grotesco, que representa o modo como ele morreu. Além disso, uma pessoa que encontra um fim trágico normalmente leva uma atitude negativa para o além-vida, muitas vezes culpando Deus pelas suas aflições. Em consequência, alguns espíritos são perversos e – ao contrário do que muitas pessoas podem pensar – um espirito maligno é capaz de provocar efeitos físicos e psicológicos que podem levar doenças, ferimentos e até morte. A opressão psicológica exercida por espíritos humanos pode resultar em depressão profunda, em hábitos perniciosos como embriaguez e insônia e até mesmo em impulsos suicidas. Os feitos físicos podem variar desde doenças prolongadas até pontadas de dores agudas que não tem origem clinica no corpo. ””


Título original: The Demonologist:
The Extraordinary Career of
Ed and Lorraine Warren
Autor: Gerald Brittle
Ano: 1980
Editora: Darkside books
Páginas: 268
O casal Ed e Lorraine foram umas das pessoas mais conhecidas e importantes quando se fala de investigação paranormal e demonologia. Nascidos na segunda metade dos anos 20, eles tiveram algumas experiências sobrenaturais desde cedo, mas só depois de adultos que começaram a estudar mais o assuntos e entender melhor os fenômenos inexplicáveis que ocorrem ao nosso redor. Com esses interesses em comum, eles, a partir de um hobby, começaram a se especializar e atuar como investigadores paranormais, auxiliando e tendo auxilio de padres para conter o mal que atormentava algumas pessoas e famílias. Os Warren estão envolvidos em casos famosos como Amityville, Anabelle, Enfield e etc.


Toc, toc, toc... tem alguém ai?

            Bom, eu já falei um pouco sobre isso na resenha de Amityville então não vou enrolar muito. Ed e Lorraine Warren é um livro de não-ficção, isso quer dizer que tudo que está ali é verdade? Não. Então é tudo mentira? Não.
Ai você pergunta: então o que eu faço? Leia, absorva aquilo que você acha que é verdade e divirta-se com aquilo que você não acredita. Por que aqui vamos tratar de assuntos que se aproximam diretamente da religião, então se você acredita em deus/diabo, fantasma, fada do dente e papai noel a leitura vai ter um peso e um significado bem diferente daquilo que ela tem pra pessoas céticas e niilistas que acreditam que não passamos de peido cósmico.
Mas em todo caso, mesmo que você não acredite, é bom dar uma conferida, vai que sua cama comece a balançar (por motivos não sexuais) e os pratos da sua casa comecem a ser arremessados por essas forças demoníacas que, diga-se de passagem, preferem encher o saco de famílias sem graça do que possuir gente grande capaz de começar uma nova guerra mundial e mandar várias almas pro inferno.
Enfim, recado dado, acredite se quiser...
           

Eu, você, uma filha e alguns demônios
Cê topa?

Apesar do livro não ter uma estrutura narrativa muito bem definida, ele funciona. O autor consegue transitar entre o biográfico, as informações, os casos e as entrevistas sem causar confusão ou estranhamento, fazendo com que a leitura flua tranquilamente e mantenha o interesse do leitor.
Particularmente, gostei do estilo do autor, que é conciso e direto, tratando de vários temas mas sem perder muito tempo entrando em especifidades. Talvez isso possa incomodar uma pessoa ou outra que queira mais detalhes e casos mais aprofundados, mas o principal de cada abordagem feita está ali.
No início do livro vamos ter um breve apanhado da biografia do casal, apenas com fatos importantes para que o leitor tenha uma base sobre quem são aquelas pessoas e possa traçar um paralelo com aquilo que ele irá ler adiante. Sendo assim vamos conhecer muito mais o lado profissional deles do que o pessoal em si. Como por exemplo, as primeiras vezes que tiveram contato com sobrenatural, o interesse de ambos por pinturas de “casas mal-assombradas” que os levou pro caminho da demonologia, a mediunidade de Lorraine, etc. Ou seja, as informações dadas são apenas aquelas que influenciam nas temáticas e fantasmas e demônios. Informações mais pessoais não estão presentes, tanto que o livro até cita a filha deles mas não desenvolve nada além do necessário, do mesmo modo que não explica direito como eles se conheceram nem o início do relacionamento deles, algo que poderia ser interessante mas que não acrescentaria ao foco do livro.
A parte da biografia como pode ver é pouco desenvolvida, mas é o suficiente para falar sobre aquilo que mais interessa: demônios.


Me possua

Se estamos lendo um livro sobre um canal de demonologistas, queremos saber dos capirotos e não de detalhes do romance entre os dois, e acho que justamente por esse motivo o autor não entra muito nessas questões mais pessoais. Então vamos ao que interessa.
Além dessa breve biografia que vai aparecendo no decorrer da leitura, o livro é composto, principalmente, de duas outras formas de conteúdo, as entrevistas e as informações coletadas pelo autor, que vão se entrelaçando, isso é interessante porque cria uma dinâmica na obra, tornando o livro mais vivo. Ao mesmo tempo que temos informações teórico-religiosas sobre exorcismos, demônios e possessão, também temos a transcrição de algumas palestras dos Warrens falando de como foi a experiência deles em determinados casos e como essa base – religião e estudo – ajudaram eles a compreenderem e resolver determinados casos.
Sendo assim o livro, caso você acredite, acaba sendo, de certa forma, uma introdução a demonologia. Não, infelizmente você ainda não vai ter a base pra sair expulsando o demônio das pessoas (se bem que pela quantidade de livros e filmes que acompanho sobre o tema, acho que tenho muito mais qualificação que alguns pastores por ai que dizem fazer exorcismo), mas ele apresenta básico sobre o tema, falando como funciona o processo de exorcismo, como alguns deles foram feitos, as formas mais comuns de possessão, a diferença entre os espíritos humanos e os espíritos não-humanos, os motivos que levam uma pessoa a atrair esses espíritos e o porquê de alguns deles estarem entre nós e etc.
Tendo isso como base, os casos descritos no livro ajudam o leitor a ter uma melhor ideia daquilo que os Warren enfrentaram em cada um deles.


“- Mariazinha, qual a profissão dos seus pais?
- Papai vende carro e mamãe trabalha em um buffet
- Judy, o que seus pais fazem?
- Exorcizam demônios, professora”

Como dito anteriormente, o livro não tem uma estrutura muito fixa, mas em cada capitulo vamos acompanhar um pouco melhor os casos em que os Warren se envolveram, alguns mais famosos como Amityville, Annabelle e Enfield e outros menos conhecidos mas igualmente importantes para o casal, e é aqui que está a parte mais interessante do livro.
            Diferente dos filmes que já conhecemos (Invocação do mal, Annabelle, etc.) e até mesmo do livro Amityville, aqui temos a oportunidade de ver muitos dos casos pelo ponto de vista do próprio casal, uma vez que boa parte do livro é composta por relatos dos mesmos, sem precisar passar por vários filtros externos para deixar as coisas mais atraentes para o público. Claro que aqui vamos ter as intervenções e as seleções de entrevistas do autor Gerald Brittle, que pode distorcer e colocar algumas coisas fora de contexto, mas tem mais interesse em falar sobre os casos que ele se envolveram do que transformar em uma obra de entretenimento, como um filme blockbuster, por exemplo, que precisa editar e alterar diversas situações para que seja mais fácil de atingir o público e consequentemente vender mais.
            Não entrarei em detalhes sobre os casos porque você pode simplesmente dar um Google ou deixar de ser mão de vaca e comprar o livro, mas adianto que é bem interessante conhecer um pouco mais sobre esses casos, tão conhecidos, por uma perspectiva diferente e tendo a base teórica oferecida pelo autor para acompanhar melhor aquilo que os Warren enfrentaram. Além disso, também é bem legal de ver um pouco sobre os bastidores desses casos - os preparativos de uma visita, a rotina dos dois e como eles conciliavam os diversos pedidos de ajuda, o primeiro contato com as famílias/espiritos, como as famílias chegavam até eles, a parceria deles com a igreja, etc.
            Alguns casos são mais detalhados que outros, mas nenhum deles tem muita profundidade, o autor nos conta apenas o necessário para entender o que está se passando, isso é bom por tornar a leitura mais rápida e fluida, mas também aumenta o número de questões dando a entender que algumas coisas não seriam muito convenientes para não gerar duvidas e tirar a credibilidade deles. Mas não é algo que incomoda se você abraçar a ideia do livro.
            A única coisa que me deixou bem curioso e queria mais informações foi sobre as ligações estranhas que os Warren recebiam depois de ficarem famosos. Em determinado ponto há uma passagem em que a Lorraine diz que recebiam muitas ligações de pessoas falando que estavam lidando com algo sobrenatural, um exemplo curioso foi a de uma senhora que perdeu a dentadura e estava culpando um espirito. Fico imaginando a quantidade de pessoas que ligaram com relatos desse tipo, bem que eles podiam ter feito um livro só com essas histórias bizarras que devem ter escutado diariamente, né?


Se eu encontrar o capeta, devo abraça-lo?

            Sem dúvidas, e ainda por cima tire uma selfie para postar no facebook, duvido que seus amigos tenham uma foto com celebridade tão legal quanto a sua.
            Voltando. Eu li Ed e Lorraine logo depois de ter me decepcionado um pouco com Amityville (como você pode ver na resenha), então fui com o pé atrás por se tratarem de livros com assuntos semelhantes que cruzam em determinados pontos, contudo, pra minha surpresa, o livro acabou me surpreendendo positivamente. Ele é divertido de ler e tem um ritmo bom, sendo um ótimo passatempo pra todo mundo que se interessa pelo assunto, independente de se acreditar ou não em seu conteúdo. É que mesmo você não acreditando no aspecto sobrenatural, você vai acabar se questionando sobre outros diversos assuntos (alguns relevantes e outros nem tanto) que vão te deixar entretido por toda a leitura, como: Será que os Warren eram charlatães e enganavam todo mundo? Será que eles realmente acreditavam naquilo tudo? Se eles tivessem nascido uns anos depois aqui no Brasil, eles seriam esses pastores evangélicos que tiram o capeta das pessoas? Porque dificilmente vemos demônios fora do cristianismo? Será que demônios tem fetiche por cristãos? Imagina que loucura se o capeta aparece em casa? Será que demônios tem algum protocolo pra infernizar a família? Demônios são virginianos pra serem tão organizadinhos e metódicos e seguirem esses padrões?
            Enfim, se você curte esses filmes baseados nos casos, se interessa pelo assunto, tem curiosidade sobre esse casalzinho que sai apavorando os demônio tudo, vá atrás do livro que é bem divertido (ou assustador, as vezes esqueço que nem todo mundo ri na cara do diabo). E além de tudo, essa edição da Darkside, que recebemos em parceria, tá lindona. Além do texto e de todos aqueles detalhes que gostamos tanto, vamos ter algumas fotos do casal e até mesmo umas fotos de casos, em que é possível ver o resultado de supostas manifestações sobrenaturais.

            Se seu sonho sempre foi caçar fantasmas e demônios, talvez esse livro seja o que você precisa pra criar coragem e começar a sua jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário